A tecnologia blockchain pode ser usada para de maneira confiável, sustentável, responsável e transparente ajudar a cumprir os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas e os do Pacto Ecológico Europeu.
Os 17 ODS envolvem as três dimensões da sustentabilidade (económica, social e ambiental) e exigem que todas as partes interessadas atuem em uma parceria colaborativa global. Tais objetivos visam eliminar a pobreza e a fome, garantir o acesso aos serviços de saúde, melhorar as infraestruturas, reduzir a desigualdade, combater as mudanças climáticas, proteger os ecossistemas marinhos ou promover alianças entre diferentes atores para melhorar a vida das pessoas, entre outros.
Para além da blockchain, outras tecnologias emergentes como a ‘Internet of Things’, inteligência artificial, machine learning e rede 5G, podem trazer um leque variado de soluções para obtenção dos objetivos propostos e contribuir para um mundo mais sustentável.
Para mais informações, leia o artigo:
Fraga-Lamas, P., Fernández-Caramés, T. M. (2020). Leveraging blockchain for sustainability and open innovation: A cyber-resilient approach toward EU Green Deal and UN Sustainable Development Goals. In Computer Security Threats. IntechOpen.