O Projeto

A investigação ao serviço das empresas

Para combater a COVID-19, o projeto EPISENSING desenvolveu um dispositivo de monitorização dos principais parâmetros de saúde em casos de infeção pelo SARS-CoV-2, nomeadamente a temperatura e frequência cardíaca, através do uso de sensores fiáveis, sensíveis e compatíveis entre si.
 
Este dispositivo possui também um sensor GPS para que seja possível, em caso de um operador infetado com COVID-19, determinar que outros trabalhadores estiveram em contato com o utilizador em causa e que, por sua vez, podem ter a sua saúde em risco, impedindo o surgimento de novos surtos, e um pequeno display que permite a visualização da informação no local e em tempo real, tornando o produto mais user friendly.
 
O sensor GPS permite ainda, em caso de acidente, o envio de uma equipa de socorro para a localização exata do colaborador, o que pode representar minutos valiosos na prestação dos cuidados de saúde.
 
Trata-se de um dispositivo resistente, impresso com materiais recicláveis, que permite a aquisição dos dados por parte dos sensores, a possibilidade de ligar/desligar, carregar e programar por USB e com autonomia para um dia laboral.
 
Para além do dispositivo em si, o serviço EPISENSING engloba a subscrição da plataforma onde os dados podem ser acedidos. Em caso de repetidas medições de valores considerados não normais, a plataforma envia uma notificação para que se possa zelar não só pela saúde do trabalhador em causa, como pela saúde coletiva da entidade patronal a que o colaborador pertence.

O desenvolvimento do projeto foi organizado em 5 atividades

Atividade 1 – Análise de requisitos e estudos preliminares

. Definir máscaras a testar;

. Determinar parâmetros a monitorizar;

. Seleção dos sensores a utilizar;

Atividade 2 – Teste de integração de Tecnologias

. Testar sensores e máscaras;

. Analisar fiabilidade de transmissão dos dados,

. Desenvolvimento do interface;

. Estabelecer condições do armazenamento da informação

Atividade 3 – Demonstração e otimização

. Validação do conceito e tecnologia em ambiente operacional;

. Garantir praticabilidade do produto;

. Confirmar qualidade de dados;

Atividade 4 – Disseminação de resultados

. Elaboração de cartazes

. Desenvolvimento do website

. Organização de webinar para divulgação de resultados

Atividade 5 – Gestão do projeto

. Assegurar a gestão e qualidade do projeto ao longo de toda a sua execução

. Elaboração de um Plano de Negócios para a comercialização do produto

A1 – Análise de Requisitos e Estudos Preliminares (06-2021 / 11-2021): esta atividade decorreu até final de novembro e teve como objetivo fazer a análise de requisitos e preparar o desenvolvimento da solução que se pretendia implementar com o projeto. A realização desta atividade prolongou-se por mais meses do que o esperado, pois já no decorrer da atividade 2, sentiu-se necessidade de regressar à 1 para analisar não só outros sensores que apresentassem maior sensibilidade de forma a que o produto apresentasse resultados ainda mais precisos, mas também a inclusão de um sensor GPS. Os requisitos necessários para cumprir com o RGPD foram igualmente analisados.

A2 – Testes de integração de tecnologias (10-2021/02-2022): entre outubro e fevereiro foram desenvolvidos ensaios com os diversos sensores e testada a sua aplicação em vários tipos de máscaras. Foi ainda avaliada a comunicação entre os equipamentos para verificar a fiabilidade da transmissão de dados, assim como a sensibilidade dos mesmos, e a integração de um sensor GPS. O interface de acesso aos registos privados do trabalhador, onde a informação ficará guardada durante tempo limitado, não ficando com registos definitivos (cumprindo as recomendações da CNPD), foi também desenvolvido.

 

A3 – Demonstração e otimização (12-2021/03-2022): entre dezembro e março foram desenvolvidos protótipos para demonstração em ambiente de utilização real, tendo-se monitorizado os resultados no sentido de verificar a qualidade da informação e a sua pertinência para a investigação em apreço. Para a integração de todos os sensores e garantir a praticabilidade, foi necessário otimizar e adaptar o produto final.

 
A4 – Disseminação de resultados (03-2022): no último mês do projeto, e mesmo após o término deste, serão desenvolvidas ações de promoção e divulgação dos resultados obtidos. Todos os dados gerados durante o projeto serão anonimizados, ficando disponíveis para estudos pela comunidade científica.
 

A5 – Gestão do Projeto (06-2021/03-2022): esta atividade assegurou a gestão e controlo de qualidade das entregas do projeto ao longo da sua execução.

Ficha Técnica

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